Procedimentos de Candidatura e Matrícula

Mobilidade acadêmica

A Mobilidade Acadêmica de alunos intercambistas prevê a realização dos estudos pelo período de seis meses a um ano letivo. Na modalidade de aluno intercambista, a apresentação de candidatura de alunos estrangeiros deve ser feita de forma institucional, por intermédio do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de origem. Para tanto, o estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura de Estudante Estrangeiro e enviá-lo em formato eletrônico à Coordenadoria de Internacionalização da PROINTER (assessoria.mobilidade@prointer.ufc.br) com os seguintes documentos:

1. Histórico escolar;
  2. Carta de motivação;
  3. Carta do coordenador da área de Assuntos Internacionais da instituição de origem;
  4. Cópia do passaporte;
  5. Plano de estudos.

Após receber as candidaturas de alunos estrangeiros, a PROINTER encaminha as solicitações para os coordenadores de curso para que estes decidam se os alunos podem ou não ser aceitos. A decisão dos coordenadores de curso é comunicada à PROINTER que, por sua vez, envia a resposta ao candidato. A PROINTER envia ao candidato aprovado também uma carta com a qual ele pode solicitar, na represenatação diplomática do Brasil em seu país de origem o visto adequado para realizar seus estudos. É necessário obter esse visto antes de entrar no País.

Ingresso na UFC como aluno regular

Para ingressar como aluno regular na UFC, ou seja, para realizar um curso integral, o aluno estrangeiro deve prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Universidade Federal do Ceará não possui legislação regulamentando transferências de estudantes de instituições estrangeiras. Os estrangeiros que optarem pelo ENEM devem se informar primeiro com a Comissão Coordenadora do Vestibular/UFC para se inteirarem dos critérios, para a inscrição nesse processo seletivo.

Há também a possibilidade de estrangeiros ingressarem como alunos regulares na UFC através de programas específicos como o PEC-G, PEC-PG (mais informações aqui) e PAEC OEA (mais informações aqui).

Estágio curricular em Medicina na UFC

Estudantes que querem realizar um Estágio Curricular em Medicina na UFC devem preencher o Formulário de Candidatura específico para este fim (Formulário de Inscrição Prointer 09). Neste documento, eles devem especificar a data de início e a duração do estágio pretendido, como também as áreas específicas pretendidas, junto com a duração (em semanas) do estágio em cada uma destas (ex.: Cirurgia 4; Traumatologia 2; cf. item 6.1 do formulário).

Além do Formulário de Candidatura para Estágio Curricular em Medicina, os alunos devem submeter os mesmos documentos listados anteriormente:

1. Histórico escolar;
  2. Carta de motivação;
  4. Cópia do passaporte;
  5. Plano de estudos.

Vale ressaltar que Estudantes externos não podem realizar um Estágio Curricular em Medicina na UFC no último semestre de seu curso.

O procedimento de candidatura para Estágio Curricular em Medicina na UFC geralmente demora mais que para Mobilidade Acadêmica em geral, portanto, é aconselhável submeter sua candidatura com antecedência.

Como no caso da Mobilidade Acadêmica geral, a PROINTER envia também ao candidato aprovado para estágio curricular em Medicina uma carta com a qual ele pode solicitar, na represenatação diplomática do Brasil em seu país de origem o visto adequado para realizar seus estudos. É necessário obter esse visto antes de entrar no País.

Informações sobre a matrícula de alunos estrangeiros na UFC

Depois de sua chegada no país, o estudante estrangeiro deverá apresentar sua documentação à PROINTER para início dos procedimentos de matrícula, quais sejam:

1. Formulário de Candidatura de Estudante Estrangeiro – Formulário de Inscrição Prointer 08
  2. Carta do coordenador da área de Assuntos Internacionais da instituição de origem;
  3. Passaporte;
  4. CPF;
  5. RNM (ou seu protocolo de solicitação).
  6. Formulário de Matrícula de Estudante Estrangeiro

A PROINTER, então, encaminha à Pró-Reitoria de Graduação o pedido de matrícula do aluno em mobilidade.

Atendimento na PROINTER

Os horários de atendimento na PROINTER são: das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.

Obs.: não é permitido entrar no prédio da Reitoria usando shorts, bermudas ou vestimentas similares.