Procedimentos de Candidatura e Matrícula
Mobilidade acadêmica
A Mobilidade Acadêmica de alunos intercambistas prevê a realização dos estudos pelo período de seis meses a um ano letivo. Na modalidade de aluno intercambista, a apresentação de candidatura de alunos estrangeiros deve ser feita de forma institucional, por intermédio do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de origem. Para tanto, o estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura de Estudante Estrangeiro e enviá-lo em formato eletrônico à Coordenadoria de Internacionalização da PROINTER (assessoria.mobilidade@prointer.ufc.br) com os seguintes documentos:
- Histórico escolar;
- Carta de motivação;
- Carta do coordenador da área de Assuntos Internacionais da instituição de origem;
- Cópia do passaporte;
- Plano de estudos.
Após receber as candidaturas de alunos estrangeiros, a PROINTER encaminha as solicitações para os coordenadores de curso para que estes decidam se os alunos podem ou não ser aceitos. A decisão dos coordenadores de curso é comunicada à PROINTER que, por sua vez, envia a resposta ao candidato. A PROINTER envia ao candidato aprovado também uma carta com a qual ele pode solicitar, na represenatação diplomática do Brasil em seu país de origem o visto adequado para realizar seus estudos. É necessário obter esse visto antes de entrar no País.
Informações sobre a matrícula de alunos estrangeiros na UFC
Depois de sua chegada no país, o estudante estrangeiro deverá apresentar sua documentação à PROINTER para início dos procedimentos de matrícula, quais sejam:
- Formulário de Candidatura de Estudante Estrangeiro – Formulário de Inscrição Prointer 08
- Carta do coordenador da área de Assuntos Internacionais da instituição de origem;
- Passaporte;
- CPF;
- RNM (ou seu protocolo de solicitação).
- Formulário de Matrícula de Estudante Estrangeiro
A PROINTER, então, encaminha à Pró-Reitoria de Graduação o pedido de matrícula do aluno em mobilidade.
Atendimento na PROINTER
Os horários de atendimento na PROINTER são: das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.
Obs.: não é permitido entrar no prédio da Reitoria usando shorts, bermudas ou vestimentas similares.