Data de publicação: 21 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

Estão abertas as inscrições para o edital do Tropimundo, programa que concede bolsas para mestrado em biodiversidade na França, Bélgica e Itália. As inscrições vão até o dia 15 de Janeiro.

Aos estudantes que estão em vias de conclusão do curso de graduação, recém-formados e recém-ingressos em cursos de mestrado na área de Biologia/Meio Ambiente. A Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) está coordenando o programa Erasmus Mundus em Biodiversidade e Ecossistemas Tropicais, o TROPIMUNDO. A Comissão Europeia oferece bolsas de estudos para candidatos de dentro e de fora da União Europeia. Além da bolsa de estudo, há o abono das taxas acadêmicas e benefícios como seguro completo e taxas de mobilidade cobertas. O único critério de seleção será a excelência acadêmica.

O TROPIMUNDO é o primeiro Mestrado Internacional em Biodiversidade e Ecossistemas, com duração de 2 anos (120 ECTS) que permitirá ao estudante um mergulho nos ecossistemas sob ameaça, passando o segundo semestre completo do curso em escolas de campo na floresta tropical amazônica, Caribe, ilhas tropicais do oceano Índico, floresta tropical da África Central, grandes lagos da África Oriental, além de florestas terrestre, aquáticas e de mangue na Ásia. O quarto semestre será dedicado ao trabalho de dissertação relacionado à biodiversidade tropical e ecossistemas. Os dois outros semestres abrange cursos básicos e especializados em diversas Universidades participantes (Bélgica, Itália, França e Guiana Francesa).

Para fazer o mestrado em biodiversidade, é preciso ter um diploma de graduação válido em biologia, ciências naturais, ciências do ambiente ou afins. Os candidatos também devem ter proficiência em inglês ou em inglês + francês. Se não souber francês, o estudante deverá selecionar uma combinação de instituições que não exija o conhecimento da língua.

Independentemente disso, no primeiro e no terceiro semestres, são oferecidos cursos de idiomas extra-curriculares básicos e especializados. As aulas terão base nas necessidades da trajetória do aluno.

As inscrições podem ser feitas através do link ao lado: INSCREVA-SE .

Os documentos devem ser carregados durante a aplicação.