Comitiva da Universidade do Arizona visita UFC; cooperação com pesquisas do CCA está no radar do convênio

Data de publicação: 7 de novembro de 2022. Categoria: Notícias

No dia 01/11 a Universidade Federal do Ceará recebeu uma comitiva da Universidade do Arizona para uma visita institucional, como primeiro desdobramento da retomada do convênio de cooperação entre ambas as instituições, que ocorreu em Abril deste ano (2022).

Os visitantes tiveram uma intensa programação no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI). Essa programação teve como pauta assuntos sobre empreendedorismo, inovação e dados, como também sobre o funcionamento do condomínio e todo o ecossistema de inovação que a estrutura oferece.

Em seguida, os professores José Macedo (docente do Departamento de Computação e Cientista-Chefe de Transformação Digital do Governo do Ceará) e José Soares (docente do Departamento de Física e Cientista-Chefe de Dados do Governo do Ceará) apresentaram os projetos mais recentes do Insight.Lab – Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e do Centro de Referência em Inteligência Artificial da UFC (CRIA).

FRENTES DE COOPERAÇÃO – De acordo com o pró-reitor Augusto Albuquerque, esse é um convênio especialmente caro à Universidade, tendo sido muito importante para projetar a UFC junto à comunidade científica americana. “Vários professores nossos, não só do CCA, mas de outras unidades também, fizeram suas pós-graduações na Universidade do Arizona. Existia uma memória afetiva de colaboração entre as instituições”, conta o pró-reitor, acrescentando que já está em formatação um projeto de cooperação com triangulação Norte-Sul-Sul, envolvendo a UFC, a Universidade do Arizona e uma universidade africana.

De acordo com o Prof. Justin Dutran, pró-reitor do Escritório Internacional da Universidade do Arizona para a América Latina, a instituição tem fortes laços com as nações latino-americanas, especialmente o México, que é um país fronteiriço. “Estamos abertos a contribuir com soluções científicas coletivas para problemas que não só o Arizona, mas a América Latina, o Brasil e o mundo enfrentam, como a desigualdade, a escassez de alimentos e as mudanças climáticas”, enumerou.