Bolsas de Estudo de um Semestre Master 2 na França

Data de publicação: 23 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias, Sem categoria

Objetivo do programa

Por meio desse novo programa, a Embaixada da França no Brasil propõe fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Master (Mestrado) e, assim, apoiar a atratividade dos estabelecimentos de ensino superior franceses. Este programa oferece apoio financeiro complementar para o período de estudos de estudantes de nacionalidade brasileira já admitidos no segundo ano do Master (M2) no ano acadêmico de 2022-2023 em um estabelecimento de ensino superior francês público ou similar. Este edital é aberto a todas as áreas de estudos, sem restrições.

Três objetivos:

• Promover a mobilidade de estudantes brasileiros para a França.
  • Apoiar o recrutamento dos melhores estudantes com o objetivo de continuação em doutorado na França.
  • Reforçar a dimensão internacional dos estabelecimentos de ensino superior franceses. A Embaixada da França no Brasil pretende apoiar essas inscrições financiando a permanência de estudantes brasileiros na França pelo período de um semestre, sendo de 01/09/2022 a 28/02/2023.

Calendário 2022 do edital:

• Publicação do edital: 6 de dezembro de 2021.
  • Data de encerramento das inscrições: terça-feira, 31 de maio de 2022 – 23h59 (horário de Brasília)
  • Divulgação dos resultados: sexta-feira, 10 de junho de 2022.
  • Período de financiamento: de 01/09/2022 a 28/02/2023

Benefícios concedidos ao estudante, pagos pela Embaixada da França no Brasil

Este programa oferece apoio financeiro complementar para o período de estudos de estudantes de nacionalidade brasileira já admitidos no segundo ano do Master (M2) no ano acadêmico de 2022-2023 em um estabelecimento de ensino superior francês público ou similar. O pagamento do apoio financeiro e a gestão dos benefícios serão administrados pela agência francesa Campus France Paris. O(a) estudante se beneficiará de:

• status de bolsista do governo francês (BGF);
  • isenção da taxa administrativa do processo pré-consular Campus France Brasil;
  • isenção da taxa de visto estudante junto ao Consulado da circunscrição;
  • isenção das taxas de inscrição para a formação do Master 2 em um estabelecimento público de ensino superior e pesquisa que pratique os valores de formação nacionais previsto no Decreto nº 2019-344;
  • Apoio financeiro no valor de 310 euros por mês durante 6 meses da contemplação;
  • 700 euros em subsídio de treinamento por ano, com presença efetiva na França;
  • pagamento da cobertura da previdência social na França durante a estadia;
  • reembolso total ou parcial da “mutuelle étudiant” de um valor de 22 euros por mês, desde a adesão e até o numéro de meses restantes’.
  • acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais (exposições, shows, fins de semana e estadias culturais, etc.).

IMPORTANTE!

A Embaixada da França no Brasil não cobrirá os custos de passagens aéreas ou outras eventuais despesas de mudança.

Para garantir o apoio financeiro fornecido pela Embaixada da França no Brasil, o(a) estudante deverá garantir financiamento adicional, no valor mínimo de 390 euros por mês (ou equivalente em moeda local), de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada.

Esse financiamento não pode ser combinado com outra bolsa integral do governo francês (por exemplo, bolsa Eiffel Master). A implementação da bolsa não é renovável.

Edital e Procedimento de inscrição

Confira aqui o edital completo.

As inscrições seguem até 31 de maio de 2022 – 23h59 (horário de Brasília) devem ser enviadas pelo estudante candidato(a) nesse link.

A inscrição, transmitida apenas pelo link indicado, deve constituir arquivo único em formato PDF, intitulado como “NOME_SOBRENOME_BOLSA MASTER 2” e deve conter os seguintes documentos obrigatórios:

• RG ou passaporte;
  • Curriculum Vitae (máximo de 2 páginas, em francês);
  • Carta de motivação EM FRANCÊS de, no máximo, 1 página (explicar a importância do curso para suas projeções profissionais e acadêmicas);
  • Histórico oficial de notas do ensino superior (graduação e, se houver, eventuais pósgraduações);
  • Diploma do ensino superior (graduação e, se houver, eventuais pós-graduações);
  • Carta de aceite ou comprovante de aceitação no segundo ano de Master (M2) na França para o ano acadêmico 2022-2023 ; * Formações en alternance ou par apprentissage não são consideradas.
  • Diploma de proficiência da formação seguida na França (françês ou inglês);
  • Provas do cofinanciamento, no valor mínimo de 390 euros por mês (ou equivalente em moeda local). Tais provas poderão ser comprovantes de recursos financeiros pessoais (sugestão: holerite/contracheque, declaração do imposto de renda, DECORE, extrato de investimentos ou aplicações, extrato bancário conta corrente ou poupança) ou fornecidos por uma instituição brasileira ou francesa, pública ou particular (exemplo: carta de concessão de bolsa de estudos).

OBS: inscrições com documentação incompleta serão desconsideradas. Todos os documentos são obrigatórios.

Critérios de Avaliação

Os dossiês serão avaliados por um comitê de membros escolhido pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil. A quantidade de bolsas dependerá de validação de orçamento em 2022. A escolha do comitê de seleção será soberana, respeitando as leis e regulamentos franceses em vigor. Os critérios serão:

• a excelência acadêmica do candidato;
  • a consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato.