PortuguêsEnglish

Atenção: sobre falsos profissionais oferecendo serviços advocatícios para a aplicação de vistos americanos

25 de outubro de 2019

Gostaríamos de informar e educar os alunos e ex-alunos sobre os falsos profissionais oferecendo serviços advocatícios para a aplicação dos vistos EB-2 , NIW (National Interest Waiver) National Interest Waiver (Isenção de Interesse Nacional) e EB-1, Habilidades Extraordinárias que são etapas para obtenção do tão famoso e sonhado “Green Card”.

Existe um número crescente de empresas que oferecem o serviço de imigração para os EUA e tentam obter clientes e muitas vezes prometem um resultado não realista ou não alinhado com a realidade imigratória dos EUA ou, até mesmo, não sendo licenciados para dar conselho jurídico. Muitas dessas empresas usam pessoas não qualificadas para dar conselho legal imigratório americano e tem uma equipe que faz o trabalho do advogado e pegam somente a assinatura final de um advogado americano que, muitas vezes,  além de não falar português também não são sequer especialistas na área de imigração americana. Para os que não sabem, nos Estados Unidos, somente advogados e pessoas licenciadas pelo BIA (Board of Immigration Appeals) podem representar clientes junto aos órgãos imigratórios e somente advogados licenciados nos Estados Unidos podem dar conselho legal americano. Muitas dessas pseudo-empresas vendem o serviço de um advogado brasileiro como o profissional que oferece os serviços.

O preço cobrado por essas empresas geralmente são bem mais elevados que escritórios sérios de advocacia nos Estados Unidos. Recomendamos que quem tenha interesse em imigrar para os Estados Unidos busque e pesquise sobre o escritório advocatício ou até da empresa pela qual pretende utilizar para o processo. Conversar com ex-clientes quando possível, verifique os reviews dos clientes na Avvo ou LinkedIn, sites públicos; e até mesmo, verificar o status do advogado junto ao BAR ao qual é licenciado se não existe um grievance ou se o advogado foi disbarred. Tente sempre ter o contato com o advogado final que irá representá-lo(la) perante a imigração Americana. Além de ser um investimento financeiro substancial, trata-se de um processo que consome bastante tempo, então não se deixe enganar com empresas de fachadas. Às vezes, o sonho Americano pode ser uma grande decepção e dor de cabeça caso não seja feito uma boa análise da empresa utilizada. Ademais, se um dia uma dessas empresas de fachada ou profissionais forem levados repreendidos criminalmente, o seu próprio green card poderá ser retido.

Fonte: fabio.frota@vam-usa.com