Aberto Edital para Assistente de Língua Portuguesa na França

Data de publicação: 9 de dezembro de 2021. Categoria: Sem categoria

Objetivo

O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de mergulhar na língua e na cultura francesas, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Por conseguinte, apenas brasileiros, falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, poderão ser selecionados para este programa.

Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

Este programa está aberto:

• aos estudantes brasileiros matriculados no último ano da graduação em letras, línguas estrangeiras, cursando francês numa universidade brasileira,
  • de 20 a 30 anos de idade,
  • com bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
  • caso já tenham realizado a graduação em letras ou língua francesa, o candidato deve
    estar matriculado em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado,
    doutorado ou especialização).

Inscrições

O formulário de inscrição pode ser consultado e retirado na página eletrônica da Embaixada da França no Brasil, neste endereço.

ATENÇÃO: A parte reservada ao professor deve ser completada e assinada ANTES de completar e assinar o dossiê do candidato.

Os candidatos devem indicar a cidade de sua preferência no âmbito das academias escolares participantes do programa tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina. Porém são as instituições responsáveis pelo programa que se mantêm soberanas quanto às decisões sobre os locais para onde serão selecionados os candidatos em função das vagas e do perfil de cada um.

No âmbito de acordos de cooperação entre a Guiana Francesa e os estados do Amapá, do Pará, de Pernambuco, do Amazonas, da Bahia e do Ceará, os candidatos originários desses estados estão sendo contemplados com prioridade para a Guiana. Por causa do custo de vida, o salário do assistente é maior do que em outros lugares da França (em 2020 e 2021 cerca de 1100 € por mês).

Dossiês

Os dossiês são totalmente eletrônicos. Serão preenchidos de maneira eletrônica por cada candidato que enviará depois o seu dossiê em formato reduzido PDF por e-mail. Pede-se aos candidatos que preparem e enviem seu dossiê de inscrição logo após a publicação do edital de candidatura a fim de evitar eventuais problemas técnicos de correio eletrônico. Os prazos e o formato PDF são rigorosos. Não serão aceitos os dossiês escaneados.

A data limite fixada para o envio do dossiê é aquela do envio do dossiê por e-mail ao destinatário(embaixada ou consulados). Nenhuma exceção será concedida. Os candidatos receberão um e-mail de confirmação da nossa parte sinalizando a boa recepção do dossiê.

Se necessário, você poderá compactar o arquivo usando os formatos: .zip, .rar ou .7z.
Sites para reduzir o tamanho do seu dossiê PDF:

Não serão aceitos dossiês enviados para Google Drive, Dropbox e outras plataformas semelhantes.
Adicionando anexos: Caso você não consiga incluir anexos diretamente no arquivo PDF, você poderá anexá-los ao seu arquivo clicando no clipe de papel no canto superior esquerdo do dossiê de inscrição.

Calendário de seleção

Os dossiês deverão ser recepcionados pelos diferentes serviços de cooperação e ação cultural segundo a região de origem do candidato no mais tardar até sexta-feira, dia 31 de dezembro de 2021 (cf. lista abaixo). Nenhuma inscrição será aceita depois do dia 31 de dezembro de 2021.

1ª etapa: de 02 a 31 de dezembro de 2021
Lançamento do edital no Brasil e recepção de dossiês de candidatura por parte dos Consulados e da Embaixada da França.

2ª etapa: janeiro de 2022
Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por telefone) e serão informados se seu dossiê foi ou não selecionado a nível regional.

3ª etapa: até o início de março de 2022
Os candidatos serão informados se seu dossiê foi ou não selecionado a nível nacional (publicação no site da Embaixada da França no Brasil).

4ª etapa (maio/junho de 2022)
A Embaixada comunica aos candidatos selecionados sua designação na França metropolitana ou em um de seus departamentos ultramarinos.

Número de vagas

O Ministério da Educação Nacional francês determina, todos os anos, entre março e abril, o número de vagas para assistentes de língua estrangeira atribuído a cada país. A título de informação, em 2021, 36 vagas para assistentes de português (das quais 11 na Guiana Francesa) foram atribuídas ao Brasil.

Nomeação e remuneração

Nomeados para atuarem em estabelecimentos escolares, os assistentes ali permanecerão por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2022 a 30 de abril de 2023, onde efetuarão um total de 12 horas semanais. Atualmente, o salário mensal líquido varia entre 770 e 785 euros para os assistentes na França Metropolitana. Eles terão um visto de trabalho. É aconselhável que o assistente vá para a França com pelo menos 1.000 euros de reserva. As despesas relativas à viagem, seguro e visto são de responsabilidade do assistente

A quem enviar por e-mail seu dossiê de candidatura em formato pdf reduzido?

>> Candidatos da BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA
Envio do dossiê de candidatura e pedido de informações:
recifelinguistique@gmail.com