Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais

Área do conteúdo

A Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação (COEMP) participa de audiência de assinatura de acordo entre UFC e SEBRAE

Data da publicação: 17 de setembro de 2024 Categoria: Notícias, Sem categoria

Na última terça-feira (10), o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu um grupo de dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Ceará), no Gabinete da Reitoria. No final da reunião foi assinado um acordo de cooperação técnica para promover ações de empreendedorismo e inovação, além de ter tido uma conversa sobre a parceria do SEBRAE com a UFC.  

Em reunião, Conceição reforça a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa)

Após esse encontro, a Profª Conceição Oliveira, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), disse que a UFC e o SEBRAE estão desenvolvendo 13 ações em parceria, ainda para este ano, as quais incluem a capacitação de alunos integrantes de empresas juniores. Ela mencionou a necessidade de ampliação de oferta de disciplinas de empreendedorismo nas unidades acadêmicas da UFC, além de mentoria e aceleração de startups. 

“O termo de cooperação técnica envolve atividades conjuntas visando o estímulo à inovação e ao empreendedorismo na UFC, com capacitações, consultorias e eventos. Enxergamos o SEBRAE como um grande parceiro, e se a gente começar a construir essa esteira de capacitação, podemos avançar a cada ano”, evidenciou a coordenadora. 

Custódio Almeida assina contrato com SEBRAE (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa)

O reitor Custódio Almeida relacionou a curricularização de extensão com o empreendedorismo, na qual 10% da carga horária de todos os cursos de graduação da UFC deve ser integralizada obrigatoriamente com atividades e ações de extensão. Classificada como revolucionária pelo reitor, com essa atitude os estudantes veem sentido nos cursos e reduzem a evasão. 

 “Estamos fazendo uma reestruturação de inovação e empreendedorismo na UFC, ao juntar essas áreas de projetos e de inovação tecnológica em um único fluxo para dar celeridade. Empreendedorismo é a capacidade criativa para fazer alterações que beneficiam os serviços ou então criar um negócio novo. O servidor docente e técnico-administrativo pode ser empreendedor na sua própria atividade”, concluiu. 

 

Acessar Ir para o topo