1º WORKSHOP NACIONAL DO INCT CAPICUA

Data de publicação: 21 de fevereiro de 2024. Categoria: Notícias

Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop Nacional do INCT CAPICUA, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, referência no assunto de captura e utilização de CO2. O Workshop será realizado nos dias 14 e 15 de março, no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (Campus do Pici, Bloco 334) da Universidade Federal do Ceará (Av. Humberto Monte, s/n, Pici).

O INCT CAPICUA tem como principal objetivo articular de maneira sinérgica grupos brasileiros que vem realizando pesquisa em diferentes elos da cadeia de captura e conversão do CO2. Nesse contexto, dentro do conceito de CCUS (Carbon Capture Utilization and Storage), cunhado pelo IPCC (Intergovernmental Panel of ClimateChange), as etapas de captura do CO2 emitido e sua conversão são as de maior custo por não estarem ainda maduras tecnologicamente ou apresentarem gargalos técnico/tecnológicos. Nossa sede se encontra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ, da Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza/CE).

O Instituto é composto por equipes de 6 instituições nacionais (UFC, UECE, UFSC, UNIT, UFSCar e USP) e 4 instituições colaboradoras internacionais (University of Alberta, Canadá; Imperial CollegeLondon, Inglaterra; Universidad de Málaga, Espanha; e Missouri University of Science andTechnology, Estados Unidos).

A moderação será feita por Expedito Parente Jr, Diretor de Suporte a Infraestrutura e Patrimônio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A iniciativa visa compartilhar pesquisas em andamento entre as instituições parceiras e seus vínculos com empresas. A participação é aberta ao público.

A programação completa pode ser acessada clicando AQUI. Para mais informações, acompanhe os perfis do INCT CAPICUA no YouTube, Instagrame site ou entre em contato pelo e-mail inct.capicua2023@gmail.com.

Programação Completa

Não perca essa oportunidade! Os participantes receberão certificados de participação.