UFC passa a ser Centro Aplicador do Celpe-Bras

Data de publicação: 19 de dezembro de 2018. Categoria: Notícias
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP publicou Portaria credenciando a UFC como Posto Aplicador do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras.
 O credenciamento foi possível em virtude da adesão da UFC ao Programa Idiomas sem Fronteiras – Português Língua Estrangeira, vinculado à Pró-Reitoria de Relações Internacionais.
O Celpe-Bras é um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.
A partir de 2019, a Coordenação do Programa idiomas sem Fronteiras passará a aplicar o exame de certificação para estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros e demais estrangeiros residentes em Fortaleza.
O calendário de inscrições e aplicação do exame na UFC serão divulgados, oportunamente, no site da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e demais mídias.
Fonte: Profa. Dra. Massilia Maria Lira Dias –  Coordenadoria de Internacionalização Linguística – PROINTER/UFC.