Envio de documentos

Tanto traduções certificadas quanto documentos natodigitais em inglês possuem mecanismos confiáveis de validação eletrônica disponibilizados pela UFC e, em última instância, pelo Governo Federal do Brasil. Por este motivo, a priori, disponibilizamos todos os documentos em formato digital. Para que nossos parceiros internacionais consigam verificar estudos e títulos facilmente, disponibilizamos esta carta explicativa. Entretanto, nos casos em que as instituições requeiram o envio de documentação impressa e certificada manualmente, sugerimos o seguinte:

• Em quase todos os casos, a instituição anfitriã aceita o envio de documentos por meio eletrônico se isto for feito através de e-mails institucionais, mesmo que os interessados não sejam prontamente informados sobre essa possibilidade. Você pode solicitar aos tradutores (documents@prointer.ufc.br) que entrem em contato com sua instituição anfitriã para confirmar se o envio pode ser realizado eletronicamente através de e-mails institucionais da UFC.
  • Caso o envio através de serviço postal seja realmente imprescindível, basta entrar em contato através dos e-mails acima para solicitar a certificação manual e agendar data e horário de retirada dos documentos (em envelope selado e lacrado, se necessário).
  • Note-se que as secretarias dos cursos de graduação e pós-graduação podem emitir independentemente os históricos, declarações de vínculo e certidões de conclusão em inglês. Se necessário e desejável, as próprias secretarias/coordenações podem certificar esses documentos manualmente, já que todos são emitidos via SIGAA. Para realizar a emissão dos documentos mencionados acima, basta acessar o SIGAA e seguir o percurso: Portal Coord. Graduação ou Portal Coord. Stricto Sensu > aba Internacional > Documentos Traduzidos > escolher o documento > informar dados do aluno/egresso.
  • Para envio de documentos à World Education Services (WES), basta contatar a equipe de tradutores por meio do endereço documents@prointer.ufc.br, informando seu WES Reference Number, número gerado após a submissão da candidatura e do pagamento das taxas de avaliação (mais informações estão disponíveis no site da WES), e indicando a documentação a ser enviada. A equipe de tradução compartilhará os arquivos diretamente com a plataforma da WES. O interessado deverá aguardar a atualização do status de sua candidatura na plataforma, que normalmente leva de 3 a 5 dias úteis.