Programa de Internacionalização CAPES | PrInt

UFC está entre as 36 instituições de ensino superior contempladas com o recebimento de recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o fomento de pesquisas a nível internacional, como resultado de um processo seletivo que envolveu 109 instituições de todo o Brasil. Os projetos escolhidos para o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), com prazo de duração de quatro anos, recebem investimentos anuais de R$ 300 milhões.

Concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento selecionadas pelas instituições participantes, o PrInt estimula também a formação de redes de pesquisas internacionais. Com essa iniciativa, a CAPES amplia as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e o consequente aprimoramento da qualidade da produção acadêmica oriunda desse segmento da educação.

A mobilidade de professores e alunos também está prevista no escopo do programa, incentivando a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional através de auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção dos projetos, bolsas no exterior e no País. Assim, o PrInt representa um grande incentivo à mobilidade e cooperação internacional.

Os esforços combinados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da PROINTER permitiram que o projeto da UFC fosse formatado com base em propostas coordenadas por pesquisadores experientes, vinculados a programas de pós-graduação de excelência internacional, realçando itens como a natureza interdisciplinar, as parcerias e o caráter inovador.

O Grupo Gestor do projeto, cuja qualidade também foi analisada pela CAPES na seleção da proposta, atualmente é composto por 11 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com liderança científica em suas áreas de pesquisa e grande inserção internacional. São 7 pesquisadores da UFC e 4 estrangeiros integrantes do quadro de renomadas universidades americanas e francesas.

A proposta da UFC aprovada pela CAPES e a sua versão em língua inglesa (um dos requisitos para a aprovação para o PrInt) podem ser encontradas nos links abaixo:

Proposta Institucional da UFC para o CAPES-PrInt (português)

Proposta Institucional da UFC para o CAPES-PrInt (inglês)