Plano de Internacionalização da UFC | PIN

A expansão do processo de internacionalização da UFC é um imperativo institucional e não apenas uma possibilidade desejável. Em uma visão profética, o fundador da Universidade, Prof. Antônio Martins Filho, definiu o lema da universidade como O universal pelo regional. Tal referência, que vem norteando os compromissos da UFC desde a década de 1950, ganha o novo significado de que, para atingirmos padrões internacionais, precisamos fomentar nossas contribuições já internacionalmente visíveis por sua excelência. Em outro sentido, cumpre buscar parcerias internacionais para desenvolver novos potenciais regionais, gerando conhecimento de alto impacto e soluções para os problemas do Estado.

Nos documentos a seguir, a UFC apresenta seu Plano de Internacionalização (PIN) no qual são definidas políticas em todas as frentes de atuação da instituição, a saber, a internacionalização do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. A proposta integra o Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022 e contempla os diversos objetivos, estratégias e ações para internacionalizar o ensino, a pesquisa e a extensão executadas ou planejadas nas unidades acadêmicas da Universidade, atentando especialmente para estratégias indutoras nos campi da UFC em Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Acesse na íntegra o Plano de Internacionalização em língua portuguesa e o seu sumário executivo em língua inglesa:

Plano de Internacionalização (português)

Plano de Internacionalização – Sumário Executivo (inglês)