Estudantes da UFC participam de evento de tecnologia no Japão

Data de publicação: 25 de julho de 2024. Categoria: Notícias, Sem categoria

Com artigo sobre um novo controlador eficiente, Igor e Patrícia representaram a UFC no maior Congresso de tecnologia do mundo.

Igor e Patrícia em Congresso no Japão (imagem: Igor Rocha/ Acervo Pessoal)

O estudante Igor Rocha, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou pesquisa sobre nova tecnologia para incubadoras neonatais no World Congress on Computational Intelligence (WCCI) 2024, considerado o maior Congresso mundial na área de inteligência computacional. O evento foi realizado na cidade de Yokohama, no Japão, de 30 de junho a 5 de julho.

Os alunos Igor Rocha de Sousa e Patrícia Tavares Leitão, cursando mestrado em Engenharia de Teleinformática da UFC, foram presencialmente participar da conferência para apresentar  o artigo “Neural fractional order PID controller embedded in an 8-bit microcontroller for neonatal incubator”. O artigo foi escrito por Igor com a orientação do Prof. Guilherme de Alencar Barreto.

No mundo da engenharia e automação, os controladores desempenham um papel crucial ao regular variáveis essenciais, como a temperatura. Avanços recentes têm levado a uma evolução do modelo tradicional para o PID de ordem fracionária, que promete um desempenho ainda mais refinado ao ajustar as operações, controlando e minimizando a oscilação da temperatura. Embora teoricamente superior, sua aplicação prática tem sido um desafio constante para os engenheiros, enfrentando obstáculos técnicos que incluem complexidade operacional e necessidades específicas de ajuste.

Recentemente, Igor conseguiu implementar com sucesso o controlador PID de ordem fracionária em sistemas reais utilizando redes neurais. Este avanço representa um passo significativo no campo da automação, abrindo novos horizontes para aplicações industriais e tecnológicas onde o controle preciso de variáveis dinâmicas é fundamental para o desempenho e segurança dos sistemas.

Os dois estudantes fazem parte do laboratório SPIRAL, que é vinculado ao Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA), o qual conta com o apoio da Hapvida e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), maior órgão de fomento à pesquisa no Brasil, e foi criado após a UFC ser aprovada em uma seleção nacional conduzida por um consórcio formado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Igor Rocha apresentando sua pesquisa no Congresso (imagem: Igor Rocha/ acervo pessoal)

“Ficamos muito contentes com a aprovação deste artigo para esse congresso tão importante sediado em país com grandes avanços em robótica e inteligência artificial”, finalizou Igor, ao relatar sua experiência no evento.