Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da UFC é convidada a participar do Demoday do PDI On Demand
Data da publicação: 3 de setembro de 2024 Categoria: Notícias, Sem categoriaO evento reuniu projetos inovadores para solucionar demandas internas das empresas
Na última quinta-feira de agosto (29), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou a finalização do primeiro ciclo do PDI On Demand, na Casa da Indústria. Depois de sete meses de atividades para gerar soluções inovadoras para empresas da indústria cearense, aconteceu o Demoday, com o objetivo de destacar os projetos inovadores desenvolvidos pelas empresas participantes de vários setores de indústrias da região.
Lançado em novembro de 2023, o PDI On Demand teve como meta identificar desafios enfrentados pelas empresas e estruturar projetos de pesquisa aplicada para solucioná-los. Sua proposta era acelerar o desenvolvimento dos negócios e integrar a inovação nas estratégias corporativas.
Conceição Oliveira, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirmou que hoje em dia não dá mais para não trazer a palavra inovação. Essa atividade já chegou nas empresas, instituições e universidades e tem se mostrado fundamental. Ela ressalta, ainda, que a parceria entre instituições acadêmicas e a indústria, ao desenvolverem tecnologias inovadoras e atenderem às necessidades de as empresas inovarem seus produtos e processos, ilustra “um casamento perfeito”. Além de tudo, no final, parabenizou a FIEC pela promoção do evento e destacou mais uma vez sua importância.
No Demoday, as empresas Platsan, Central das Correias e Correntes, Alimempro, CPN/Mobil, Polimatec e Sabão Juá apresentaram projetos inovadores. No momento final da primeira etapa dessa iniciativa, o IEL disponibilizou pesquisadores da área de Gestão da Inovação para estimular a inovação dentro dessas empresas. Fábio Braga, especialista em Inovação do IEL, completou que a ideia a partir daí era ser pragmático nas ações e, em seis meses, começar a entregar os resultados, focando também no impacto gerado por essas ações.
Braga salientou que o programa enfrentou o desafio de integrar a inovação nas empresas, que quase não têm equipes dedicadas a essa área. O case do Grupo Aço Cearense serviu de inspiração, pois tem uma área de inovação que atua de forma efetiva, além de que os consultores do time de PDI visitaram as empresas para fazer brainstormings e gerar projetos, os quais foram desenvolvidos e apresentados no Demoday.
Ao longo do evento, representantes das empresas atendidas avaliaram positivamente o primeiro ciclo do PDI On Demand. A ação forneceu informações teóricas e práticas sobre a implementação de projetos inovadores nas empresas, segundo Denis Oliveira, gerente administrativo da Polimatec.