Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da UFC é selecionada para integrar rede nacional de inovação para mulheres
Data da publicação: 4 de setembro de 2023 Categoria: NotíciasA Profª Maria da Conceição F. de Oliveira, Coordenadora da Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará, foi selecionada para participar da Female Sci-Tech Capacity Building Center Brazil, iniciativa que selecionou 10 mulheres de todo o País para trabalhar no desenho de estratégia e execução de ações que promovem a liderança feminina nas áreas de ciência e tecnologia inovadoras. O Female Sci-Tech Capacity Building Center deu início a suas atividades em 2021 pelo Beijing International Exchange Center. Dentre as selecionadas para integrar a rede brasileira, a Profª Maria da Conceição é a única mulher do Nordeste que atua em uma instituição de ensino.
A professora relata que conheceu a ação por meio de publicação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPTROTEC) nas redes sociais. “Como eu estava vindo assumir a Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da Universidade, e há algum tempo venho trabalhando em ações que estimulem o empreendedorismo feminino, considerei que seria uma excelente oportunidade para aprender”, afirma. A rede feminina foi criada para o desenvolvimento de ações que incentivem o empreendedorismo inovador feminino à nível nacional. Para o ambiente universitário, a Profª Maria da Conceição acredita ser necessário que cada vez mais mulheres possam ocupar diferentes espaços em diversas áreas.
A professora também é fundadora de uma startup composta inteiramente por mulheres, a 4WBiotech. A empresa foi fundada com a missão de promover saúde e bem-estar para mulheres por meio de inovações sustentáveis. Com as capacitações e encontros do Female Sci-Tech Capacity Building Center, Maria da Conceição espera que novas parcerias dentro e fora da UFC possam promover a igualdade de gênero. É esperado que, ao fim dos encontros virtuais da iniciativa, que tiveram início no fim de agosto, novas estratégias possam ser compiladas em um documento que reúna projetos e ações para o incentivo ao protagonismo feminino nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Docente do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC há mais de 20 anos, a Profª Maria Conceição tem expectativas positivas para o futuro da Female Sci-Tech Capacity Building Center Brazil. A intenção é que outras mulheres se sintam inspiradas e representadas com a sua colaboração. “Esse cenário de disparidade feminina se encontra em vários segmentos da sociedade. As ações da iniciativa também vão inspirar ações internas da nossa instituição, o que nos motiva”, arremata.
Fonte: Profª Maria da Conceição, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC – e-mail: mcfo@ufc.br