Ceará Awards reconhece coordenadora da Prointer, e servidor do curso de SMD vence Salão do Inventor Cearense
Data da publicação: 13 de novembro de 2025 Categoria: NotíciasA Universidade Federal do Ceará (UFC) foi duplamente premiada durante a Feira do Conhecimento 2025, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).
A coordenadora de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer), Conceição Oliveira, foi reconhecida como Professora Empreendedora do Ceará Awards 2025, enquanto o servidor técnico-administrativo Allan George Bezerra, secretário do curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), conquistou o primeiro lugar na categoria Invenções Acadêmicas do Salão do Inventor Cearense Expedito Parente 2025.

Emocionada com o reconhecimento, a professora Conceição destacou que o prêmio reflete o trabalho coletivo da universidade em prol da inovação e do empreendedorismo. “Eu me senti muito feliz e honrada, porque estou representando uma grande instituição. Esse prêmio não representa uma conquista individual, mas sim da universidade, do que ela tem feito em prol do empreendedorismo e da inovação — especialmente da nossa Agência de Inovação (UFC Inova), que vem trabalhando fortemente na disseminação dessa cultura. Dedico esse reconhecimento a todos os professores, principalmente às mulheres, que atuam nessa pauta”, afirmou.
Conceição ressaltou que sua trajetória nessa área começou em 2020, quando passou a integrar o empreendedorismo inovador às suas pesquisas acadêmicas. “Hoje tenho orgulho de dizer que sou sócia de uma startup 100% feminina, que acabou de receber um investimento privado. Também atuo junto à Coordenadoria de Empreendedorismo, com uma equipe formada majoritariamente por mulheres, e esperamos criar uma spinoff a partir do cultivo de microalgas. Que esse prêmio sirva de incentivo para que mais docentes e servidoras da universidade olhem para a inovação e o empreendedorismo — é o que os órgãos de fomento têm demandado de nós”, completou.

Outro professor da UFC concorreu na mesma categoria: o docente Paulo Armando Cavalcante Aguilar, do curso de Engenharia da Computação do Campus da UFC em Quixadá.
A UFC teve indicações em outras três categorias do prêmio, que celebra os maiores destaques do ecossistema de inovação e empreendedorismo do estado: Universidade Empreendedora, Startup Destaque (Go Test), Ambiente de Inovação (Inove UFC Quixadá).
SALÃO DO INVENTOR – O servidor técnico-administrativo Allan George Bezerra foi reconhecido pelo desenvolvimento do BlinDS – Estrutura de Dados para Cegos, material educacional tátil impresso em 3D voltado ao ensino de Computação para pessoas com deficiência visual.

O projeto, originado como produto do mestrado de Allan no Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE/UFC Virtual), alia inclusão e inovação no processo de aprendizagem de conteúdos tradicionalmente abstratos da área de Computação.
O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Windson Viana de Carvalho, com o apoio do Laboratório de Computação Física (LCF) da UFC Virtual, e contou com a colaboração dos bolsistas Daniel Rocha e Dailane di Angelo, ambos do curso de Sistemas e Mídias Digitais, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Eu já acreditava muito no produto da minha pesquisa, mas foi muito importante ter a sensação de valorização da invenção em um evento tão grandioso. Essa premiação representa o reconhecimento dos resultados do meu mestrado. Saí dali com ainda mais desejo de continuar essa pesquisa, aprimorar o BlinDS e desenvolver outros materiais educacionais que promovam a inclusão de pessoas com deficiência visual em diferentes áreas do conhecimento”, destacou Allan.
UFC NA FEIRA – Realizada no período de 6 a 8 de novembro, a Feira do Conhecimento contou com a participação de estudantes, pesquisadores, empreendedores, professores, empresas, startups, governo e a comunidade em geral, com o objetivo de promover a troca de experiências, apresentar soluções inovadoras e incentivar o desenvolvimento de projetos tecnológicos e científicos.
A UFC marcou presença com um estande institucional, onde foram apresentados projetos e programas da universidade como a Seara da Ciência, UFC Inova, Trabalho no Cinema, Farmácia Escola, Terra em Movimento, Escritório de Tecnologia Social, Centro de Empreendedorismo (CEMP), entre outros.
Conforme a assistente em administração da UFC Inova, Luana Leite, a movimentação no espaço reservado à UFC foi intensa nos três dias de evento. “Os visitantes tinham muito interesse nos projetos apresentados e ficavam impressionados com o que a UFC tinha a oferecer. Alguns aproveitavam para tirar dúvidas sobre os cursos oferecidos pela universidade, outros queriam informações sobre as oportunidades de incubação no Parque Tecnológico ou sobre as invenções da UFC”, informou.
Luana explicou, ainda, que a organização dos projetos da instituição na Feira foi essencial para o sucesso do evento. “Acredito que a participação da UFC foi uma grande oportunidade de comunicarmos à sociedade um pouquinho do mundo que é a universidade”, concluiu.
Escrito por UFC Informa
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing – e-mail: ufcinforma@ufc.br
