UFC participa da seleção do PEC-2025
Data da publicação: 23 de outubro de 2024 Categoria: Notícias, Sem categoriaEntre os dias 15 e 18 de outubro, no Instituto Rio Branco, em Brasília (DF), Vanderleia de Souza, servidora técnico-administrativa e assessora da Coordenadoria de Internacionalização da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), representou a Universidade Federal do Ceará (UFC) na seleção dos estudantes que integrarão o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e o Programa de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) em 2025.
Criado em 1965, o PEC-G completará 60 anos em 2025 e é um dos mais tradicionais instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. A UFC participa do programa desde a década de 1970. A iniciativa permite que estudantes estrangeiros acessem universidades brasileiras, facilitando o processo por meio da rede de postos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsável pela divulgação, recepção e triagem da documentação dos candidatos em seus países de origem.
A seleção seguiu os critérios estabelecidos pelo Edital nº 3/2024, pelo Decreto nº 11.923/2024 e pela Portaria Interministerial MEC/MRE nº 7. Foram ofertadas mais de 8 mil vagas para graduação, distribuídas em 400 cursos de 109 instituições de ensino superior de todas as unidades federativas do Brasil. Para o PEC-PLE, 927 vagas foram disponibilizadas em 40 instituições, abrangendo todas as regiões do país.
A comissão avaliadora foi composta por representantes de instituições de ensino superior de diferentes partes do Brasil, além de associações acadêmicas e membros dos ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE).
Vanderleia de Souza, como representante da UFC, destacou a importância da experiência: “Como coordenadora do PEC-G na UFC, participar da comissão técnica de seleção dos estudantes que ingressarão nas universidades brasileiras em 2025 foi, sem dúvida, uma experiência muito valiosa. A oportunidade de enxergar o programa por uma perspectiva diferente certamente trará grandes benefícios para a condução do programa na UFC”.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Adilson Carvalho, secretário de Educação Superior substituto; Francisco Souza, assessor especial para Assuntos Internacionais do Gabinete do Ministro da Educação; Jaqueline Schultz, coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior; Laudemar Gonçalves, embaixador e secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE; Jonas Paloschi, chefe da Divisão de Cooperação Educacional do MRE; e Elisa Mendes, coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio do MRE.
No encerramento, Julia Mamonas, operadora do PEC-G na Embaixada do Brasil em Brazzaville, compartilhou sua experiência na divulgação e recepção das candidaturas na República do Congo, sexto país com o maior número de estudantes ativos no PEC-G.
O processo seletivo envolveu a análise do histórico escolar e de documentos que comprovam a nacionalidade de um dos 74 países participantes, a média global mínima de 60% no ensino médio ou equivalente e a comprovação de renda pelos responsáveis financeiros. O candidato deve demonstrar uma promessa de manutenção equivalente a, no mínimo, 300 dólares mensais e renda líquida comprovada de, no mínimo, três vezes esse valor, salvo se o responsável for pessoa jurídica de direito público.
O resultado preliminar será divulgado em 25 de outubro e o final a partir de 14 de novembro. Ao todo, os programas PEC-G e PEC-PLE receberam 1.744 inscrições de candidatos de 49 países, mais que o dobro da edição anterior.