Estudantes da UFC são aprovados para etapa regional do Desafio Liga Jovem
Data da publicação: 14 de agosto de 2024 Categoria: Notícias, Sem categoriaQuatro das seis equipes aprovadas da educação superior do Ceará são da UFC.
No último mês de junho, algumas equipes da Universidade Federal do Ceará (UFC) passaram por uma maratona de conteúdo sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas para aprimoramento de suas competências empreendedoras. Em seguida, as equipes gravaram um vídeo de 5 minutos apresentando seu projeto inovador e garantiram êxito, sendo aprovados para a etapa seguinte.
Entre as equipes da UFC que foram aprovadas estão: Graceful Coders, com o projeto Resilio, orientado por Carlos Eduardo Fisch de Brito; Sow Value, com o projeto Sow Value, orientado por Pedro Helton Magalhães Pinheiro, da Empreende UFC; TechGrow, com o projeto InterA, orientado por Edvan Cordeiro de Miranda; e UpDesign, com o projeto UpDesign, orientado por Manuela Fátima Paula de Medeiros, também da Empreende UFC.
O Desafio Liga Jovem é um projeto no qual jovens utilizam a tecnologia em prol da transformação social. Estudantes da educação fundamental ao ensino superior estão tendo a oportunidade de desenvolver projetos para solucionar problemas da escola ou da comunidade em que vivem e ainda concorrer a prêmios.
A 2ª edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia voltada para estudantes, acredita no potencial transformador das novas gerações e das tecnologias. A competição incentiva os alunos a desenvolverem soluções inovadoras utilizando ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos (físicos ou eletrônicos), redes sociais, plataformas e outras metodologias de produção ou fabricação para enfrentar problemas.
O objetivo do Desafio é capacitar os estudantes a transformarem sua realidade, não apenas como público-alvo ou usuários, mas também desenvolver novas habilidades e atitudes empreendedoras para enfrentar os desafios da sociedade. Para isso, o Desafio Liga Jovem oferece uma trilha de aprendizado com conteúdos didáticos sobre inovação e empreendedorismo tecnológico, e todos os participantes receberão um certificado de conclusão ao final do curso.
Os projetos de soluções inovadoras são avaliados com base no entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e protótipo, com cada critério valendo uma pontuação de 1 a 5.
O cronograma começou no período de 7 a 9 de junho com a Virada Empreendedora, na maratona de conteúdo sobre inovação e tecnologia. Seguindo para o dia 20 de junho como data limite para entrega do projeto, com um vídeo de no máximo 5 minutos. Em agosto, ocorrerá a Etapa Estadual, na qual as equipes irão apresentar seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados on-line, com quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor, de cada categoria, que passa para a próxima etapa.
Em setembro e outubro, está previsto para acontecer a Etapa Regional, na qual os vencedores de cada estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados on-line. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final de forma presencial e um celular de última geração para cada participante e orientador. Em dezembro, ocorrerá a Etapa Nacional, que é uma premiação por si só: as equipes representantes das regiões irão viajar para uma das capitais tecnológicas do Brasil para participar de eventos, visitas e experiências exclusivas.
O vencedor do primeiro lugar ganhará uma viagem internacional com tudo pago para participar de um evento de inovação e ter visitas e passeios, além de um notebook de última geração. O segundo lugar ganhará smartwatches de última geração e o terceiro lugar ganhará tablets de última geração, com a UFC vindo com fortes concorrentes.
O Desafio é ofertado pelo SEBRAE, o qual é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, sempre atento às novas tecnologias e em busca de implementar ferramentas, programas, cursos, capacitações e ações de fomento à inovação para a busca de soluções e apoio ao empreendedor.