Aluna da UFC é única cearense selecionada a participar do programa internacional Cargill Global Scholars 2022/2023

Data de publicação: 4 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

Maria Vanessa Moura, de 22 anos, do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, foi a única aluna selecionada do Ceará para participar da última edição do Cargill Global Scholars. O programa, de bolsas de estudo e desenvolvimento de liderança, que chegou ao seu fim depois de dez anos de realização, é financiado pela Cargill, empresa multinacional de produção alimentícia.

Maria Vanessa é estudante do 9° semestre de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) / Arquivo Pessoal

Com duração de dois anos, o Cargill Global Scholars oferecia apoio financeiro e oportunidades de crescimento através de seminários e mentorias ministradas por executivos da empresa. Anualmente, o programa selecionava ao todo 60 jovens universitários do Brasil, China, Rússia, Índia, Indonésia e Estados Unidos, sendo 10 representantes de cada país. Durante os dois anos de atividades, os participantes eram contemplados com uma bolsa de $2.500 dólares. Entre as Universidades brasileiras parceiras, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é a única do Nordeste.

Maria Vanessa conta que conheceu o programa por uma colega de turma que já havia participado de uma edição passada. Segundo a estudante da UFC, as atividades de liderança desenvolvidas na Universidade auxiliaram no seu processo de aprovação.

“Eu fui diretora durante quase dois anos da linha de meio ambiente e direito internacional do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GDAI). Se eu não fosse aluna da Universidade Federal do Ceará, eu provavelmente nunca teria essa oportunidade”, reitera. A notícia da aprovação veio no dia 15 de julho de 2022.

Criada em Boa Viagem, interior do Ceará, Maria Vanessa Moura acredita que participar como única cearense selecionada nesta edição é simbólico e representa um momento extraordinário para alguém que não se imaginava em uma grande oportunidade como essa. “Estar no meio daquelas pessoas me fez sentir que eu também posso fazer coisas incríveis”, explicou a aluna.

A Cargill Global Scholars 2022/2023 contou com a participação de estudantes de diversos cursos e regiões do Brasil / Arquivo Pessoal

O networking e o aperfeiçoamento das competências de liderança são pontos destacados por Maria Vanessa. Entre as atividades previstas, os participantes puderam, ao longo do programa, descobrir o seu tipo de personalidade, por meio do teste MBTI, e desenvolver habilidades de acordo com suas características individuais. Para a estudante de Direito, um dos maiores aprendizados que teve durante o processo da seleção como participante foi ligado a questões de cunho pessoal. “Eu tive oportunidade de ter acesso a esses conhecimentos sobre mim e estou tendo a oportunidade de trabalhar eles com pessoas que possam me guiar, com os mentores da Cargill”, complementa.

Os seminários da Cargill Global Scholars 2022/2023 aconteceram na sede nacional da empresa, em São Paulo. Nesta edição, além do Ceará, os estados do Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo também foram representados por jovens universitários.

Fonte: Maria Vanessa Moura Nogueira, estudante de Direito da UFC — e-mail: mariavanessamn@alu.ufc.br