Fundação Ernesto Illy oferece bolsas de estudo para programa de mestrado em 2024
Data da publicação: 7 de julho de 2023 Categoria: NotíciasAté 15 de julho, a Fundação Ernesto Illy recebe candidaturas de interessados em suas bolsas de estudo de mestrado em 2024. O programa em destaque é o International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy, que tem como objetivo proporcionar um treinamento abrangente sobre a cultura do café, desde a planta até a xícara. A oportunidade é voltada para jovens provenientes de países produtores de café que possuam diploma de bacharel ou equivalente nas áreas científico-tecnológica e humanística-social.
Os cursos ocorrem ao longo de todo o ano, de janeiro a dezembro, e são ministrados em formato misto, com parte das aulas realizadas on-line e parte presencialmente. Na fase on-line, as aulas são distribuídas ao longo da semana em sessões de duração variável, permitindo a participação de estudantes de todos os continentes, mesmo à distância.
Já na fase presencial, que acontece na cidade de Trieste, na Itália, as aulas são organizadas de forma a possibilitar a realização de atividades curriculares adicionais, como workshops, projetos e seminários.
Os interessados podem enviar seu currículo vitae (formato Europass – com foto) e carta de motivação para o e-mail master@fondazioneilly.org. Mais informações sobre a aplicação podem ser obtidas no site da Fundação Ernesto Illy.
A edição de 2023 do programa recebeu um total de 19 alunos provenientes de 15 países diferentes, incluindo o Brasil, Colômbia, China, Equador, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Moçambique, Nicarágua, Ruanda, Estados Unidos, Tanzânia e Uganda.
Além da Fundação Ernesto Illy, outras instituições italianas são parceiras apoiadoras do programa de mestrado, incluindo a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) em Trieste, o Trieste Area Science Park e a empresa illy Caffè.
Desde o início do programa de mestrado, em 2010, a Fundação Ernesto Illy oferece auxílio financeiro total ou parcial para jovens graduados meritórios provenientes de países produtores de café. Ao mesmo tempo, a Fundação Friuli financia bolsas de estudo, uma iniciativa significativa para incentivar jovens talentos das províncias italianas de Udine e Pordenone.
A equipe responsável pela direção do programa de mestrado é composta pelo Prof. Giorgio Valentinuz, da Universidade de Trieste, pelo Prof. Marco Zancani, da Universidade de Udine, e por Furio Suggi Liverani, da Fundação Ernesto Illy.
O Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy, único do gênero no mundo, confirma a posição de Trieste como um centro global da cultura do café. Os 59 membros do corpo docente do programa vêm das seguintes instituições de ensino: Universidade de Trieste, Universidade de Udine, illy Caffè (Università del Caffè), Organização Internacional do Café, Universidade de Copenhague, Cirad, Unipd, Universidade Northen Colorado, Coffeelab Índia, Demus, Universidade Drexel, RD2 Vision, Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici, VUNA Origin Consulting, MIB Trieste School of Management, Quin, e Kedge Business School.
Fonte: Profª Talita Felipe de Vasconcelos, coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC – e-mail: mobilidade@prointer.ufc.br