Inscrições abertas para bolsa de doutorado em Engenharia Industrial na Universidade de Florença, na Itália

Data de publicação: 27 de maio de 2023. Categoria: Notícias

Estão abertas, até as 17h de 9 de junho (horário de Brasília), inscrições para uma bolsa de doutorado em Engenharia Industrial (PhD in Industrial Engineering), da Universidade de Florença, na Itália (Università degli Studi di Firenze). O programa de doutorado tem duração de três anos e deverá ser realizado integralmente de forma presencial, com um a três meses cursados em uma universidade fora da Itália.

Os candidatos devem ter mestrado concluído até 1º de novembro de 2023, data do início do curso de doutorado, e possuir formação na área das Engenharias (engenharia mecânica, engenharia metalúrgica e de materiais ou áreas relacionadas). Não é obrigatório ter conhecimento de italiano, mas inglês é essencial.

O tema do doutorado é a manufatura aditiva, em especial o processo WAAM (Wire Arc Additive Manufacturing). Os candidatos deverão enviar currículo e projeto de pesquisa relacionado ao tema (máximo de 12.000 caracteres, incluindo espaços, abstract e referências), além de documentos na língua inglesa. O processo seletivo inclui também uma entrevista.

O valor da bolsa será de aproximadamente 1500-1600 euros mensais. Haverá também verba para conferências e compra de material.

O link para inscrição e mais informações sobre o processo seletivo estão no site da Universidade de Florença (

Fonte: Coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – telefone: (85) 3366 7333 / e-mail: _mobilidade@prointer.ufc.br_